O monitoramento é um instrumento capaz de subsidiar o planejamento das ações voltadas para promover possíveis ajustes no processo de implantação do empreendimento, adequando e implementando as medidas que se fizerem necessárias. Tem como objetivo geral captar antecipadamente possíveis transformações a serem acarretadas pela implantação/operação das PCHs, tanto na área urbana quanto na área rural da ADA e AE, possibilitando assim efetivar as correções que se fizerem necessárias.

O monitoramento sócio econômico é feito através de entrevistas estruturadas tanto com a população da área diretamente afetada pelo empreendimento quanto para a população das áreas de entorno.

O Programa também faz a atualização dos dados de saúde, educação, segurança pública e atividades sócio econômicas dos municípios no sentido de se entender e agir preventivamente para que os órgãos de atendimento à população ligados ao poder público não sofram nenhum tipo de pressão de demanda gerada pela construção do empreendimento.